Webinar:  Abordagens participativas, inclusão social do património cultural e crítica da regeneração urbana.

Visão geral: para garantir a inclusão do desenvolvimento urbano do património cultural e as mudanças sociais, a administração das cidades deve melhorar os termos da participação dos indivíduos e grupos na sociedade, ultrapassar as barreiras que impedem a participação e atender às necessidades das comunidades. Permitir ideias no processo de participação e planear mais a inclusão social, tendo em consideração as ideias para a tomada de decisões.

As cidades do ROCK estão a testar novas abordagens para trabalhar com as comunidades de uma maneira “sensível, solidária, questionadora e cuidadosamente analítica, desafiadora, mas não directiva ou condescendente” (Kennedy, 1996).

O objectivo final é aumentar a capacidade das organizações comunitárias, influenciar as decisões e obter um resultado mais equitativo. Este webinar apresentará algumas das abordagens testadas a nível local.

Estudos de caso:

Centro Interpretativo de Marvila e Beato: Através do projeto ROCK, a Câmara Municipal de Lisboa está a investir na criação de um laboratório vivo para abordar questões urbanas locais, envolvendo as comunidades locais. O Centro Interpretativo de Marvila e Beato está a ser criado na Biblioteca de Marvila através de uma abordagem participativa na qual a comunidade local, (residentes, instituições e entidades), é chamada a participar activamente. Seu principal objectivo é reunir conhecimentos sobre o património cultural, material e imaterial do bairro, tornando-o acessível ao público de forma atraente, lúdica e inovadora, incentivando a participação directa das comunidades.

Casa del Quartiere: Turim decidiu inspirar-se no que está a acontecer em seus bairros. Com a rede de espaços públicos Casa del Quartiere, associações, cidadãos e operadores artísticos e culturais estão a trabalhar juntos para transformar estruturas abandonadas, terrenos baldios, estimular o espírito comunitário e a criação de empresas sociais.

O programa webinar do ROCK mostrará os principais projetos de património cultural que impulsionam a regeneração urbana sustentável em toda a Europa. Foi desenvolvido para compartilhar estudos de caso e ideias dos parceiros do ROCK sobre diversos tópicos relevantes para as cidades, incluindo política cultural, economia circular, envolvimento do cidadão, reutilização adaptativa, novas tecnologias e biodiversidade urbana. Cada webinar demonstrará as oportunidades das cidades históricas e dos profissionais do património cultural, contribuindo para novos processos urbanos e sustentáveis ​​(ambientais, sociais e económicos). Os participantes ouvirão vários oradores e terão a oportunidade de fazer perguntas e compartilhar ideias.

#ROCKprojectlisboa

#ROCKLisboa