O Sr. Orlando partilhou connosco a história do divertido “Jogo do Pau do Sebo”. Este jogo era particado ao ar livre dentro de uma fragata, na doca do Poço do Bispo. Colocava-se um pau ensebado com um bacalhau na ponta. Os jogadores tinham que subir ao cimo do pau ensebado para apanharem o bacalhau, o que não era tarefa fácil, e isso era motivo de grande animação para todos.
Quando eu era miúdo, tinha aí os meus 10 anos, o “jogo do pau do sebo” era muito familiar aqui na zona do Poço do Bispo.
Eu lembro-me de ir com o meu pai, íamos de eléctrico do bairro de Alfama para a Doca do Poço do Bispo, onde faziam o “jogo do pau de sebo”, no verão.
Era um jogo muito engraçado, aquilo era uma fragata que punham no meio do Poço do Bispo, com o mastro amarrado à fragata, todo encebado e que tinha na ponta um bacalhau. E depois havia aquelas apostas, em que cada um ia tentar subir o pau para tirar o bacalhau.
Havia até pessoas que levavam um fato, o fato do domingo, naquela altura havia os fatos domigueiros. E, com o entusiasmo de se apanhar o “coiso”, a pessoa quando escorregava pelo pau ensebado até caía para dentro de água, aquilo era uma risada muito grande.
Fotografia: CML/Videoteca