De 5 a 16 de Outubro de 2018 teve lugar a 2ª edição do Festival “Os Dias de Marvila“, evento organizado pela Biblioteca de Marvila, da Rede de Bibliotecas de Lisboa.
O programa, de entrada livre, foi o culminar de um trabalho colaborativo entre várias estruturas e artistas profissionais, entidades locais, instituições públicas, artistas amadores e a população local.
Debates, oficinas, visitas guiadas, teatro, dança, exposições, concertos e conferências foram algumas das propostas artísticas disponibilizadas ao longo de doze dias, com o propósito de reflectir sobre o presente e o futuro da cidade de Lisboa.
Em discussão, estiveram os vários projectos artísticos e culturais que têm vindo a ser implementados na zona oriental da cidade e o respectivo legado. Investigadores, técnicos municipais, dirigentes associativos e artistas discutiram questões como a vertente profissional dos projectos artísticos e das oportunidades de carreira artística. A profissionalização das associações e promotores locais e os modelos de gestão e parceria que lhes estão associados foram outros dos temas debatidos.
Património cultural, sustentabilidade e criatividade em destaque
O programa do festival incluiu, ainda, várias visitas ao património material de Marvila, dinamizadas junto do público e da comunidade escolar. Dar a conhecer o passado rural, religioso e aristocrático da antiga póvoa arrabaldina de Marvila, a sua relação com o rio e a reconversão industrial operada a partir do século XIX foram alguns dos objectivos.
Com a chancela do projecto ROCK – Regeneration and Optimization of Cultural Heritage in creative and knowledge cities, o festival assumiu-se como uma montra privilegiada para a partilha de soluções com vista ao acolhimento de actividades sustentáveis e geradoras de impacto social e económico no território.
Sob a forma de um manifesto, a Associação Rés do Chão foi responsável pela criação da loja “Pop Up Os dias de Marvila”, espaço efémero que acolheu várias actividades nas áreas do design, artesanato e reciclagem. A associação quis, deste modo, evidenciar o elevado potencial dos “rés do chão municipais” como espaços de encontro, aprendizagem e experimentação, com capital de sustentabilidade e capacitação social e económica.
Na cerimónia de apresentação do festival, o Director Municipal de Cultura da Câmara de Lisboa, Manuel Veiga, enalteceu o sucesso do projecto da Biblioteca de Marvila, sublinhando que “tem sido dado, através da cultura, um importante contributo para as pessoas desta zona”, com as quais importa continuar a trabalhar em proximidade, referiu.
* A 1ª edição do festival foi o resultado de um convite lançado, em 2017, pelo Teatro Maria Matos à Biblioteca de Marvila, com o objectivo de oferecer uma programação cultural variada, desenhada para – e com – as pessoas de Alvalade e Marvila, ajudando a desconstruir o estigma associado a esta zona da cidade.
Consulte aqui o programa do festival.

Sessão de Apresentação Pública do Festival

Um Jardim para Todos | Org: Colectivo Warehouse | Projecto Muita Fruta | Créditos: Colectivo Warehouse

TEATRO | “Último Slow” | Encenação: Rui Catalão | Produções Independentes

TEATRO | ” O Mapa do mundo reinventado” | Encenação: Patrícia Carreira | Companhia Cepa Torta

Visita Guiada com António Miranda

DEBATE | Programação Cultural e Comunidade | ICSTE – IUL

Pop Up Marvila – Fachada da loja

Workshop Colaborativo Rch Bairros Municipais

INSTALAÇÃO | Robot “Os dias de Marvila” | Org: Agrupamento de Escolas D. Dinis

TEATRO | “Medo a caminho” | Encenação: Rui Catalão | Produções Independentes

Reunião Grupo Comunitário Quarto Crescente

TEATRO | “Último Slow” | Encenação: Rui Catalão | Produções Independentes

Pop Up “Os Dias de Marvila” | Colectivo Warehouse | Créditos: Colectivo Warehouse

Mostra de Imagens e Recolha de Ideias | Colectivo Warehouse | Créditos: Colectivo Warehouse

Cicloficina Crescente Marvila

Workshop Tricot Ferramenta – Design com Impacto Social

Recostura – Oficina de Transformação e Upcycling de Roupa | Fio, Fashion Revolution Portugal e Circular Economy Portugal

Recostura – Oficina de Transformação e Upcycling de Roupa | Fio, Fashion Revolution Portugal e Circular Economy Portugal