O nosso Centro Interpretativo é composto por dois equipamentos digitais interativos: uma linha do tempo e uma mesa digital que foram instalados na Biblioteca de Marvila no final no ano passado.

Nestes equipamentos podem-se explorar, de uma forma lúdica e flexível, diversos conteúdos relacionados com a história das freguesias de Marvila e do Beato.

Na mesa interativa a pesquisa é feita através de um mapa que permite abrir  140 “pontinhos” correspondentes aos elementos do património cultural, material e imaterial, das duas freguesias. Cada “pontinho” permite abrir vídeos-testemunho, ver fotografias recentes e antigas, e ler uma descrição rigorosa sobre cada elemento patrimonial.

Os conteúdos agora disponibilizados foram recolhidos através da realização de um Inventário Participativo (em que participou a comunidade local) e do trabalho exaustivo da nossa equipa de historiadores.

No vídeo seguinte, pode espreitar um exemplo de utilização da mesa digital interativa.

 

Fotografias da linha do tempo e da mesa interativa:

Tendo em conta a atual situação de confinamento, estes equipamentos só poderão ser experimentados por todos quando as bibliotecas voltarem a abrir.