A Associação Rés do Chão Marvila tem vindo a sistematizar as principais aspirações da população local propondo, junto do Poder Local, novos usos para espaços municipais desocupados.

A Associação, que se encontra instalada na Biblioteca de Marvila desde Setembro de 2017, tem vindo a realizar um trabalho de pesquisa e investigação intensivo sobre a população local e sobre o território, com especial incidência no espaço público. O trabalho contemplou a identificação de vários espaços térreos desocupados e as actividades neles desenvolvidas, bem como os hábitos de utilização do espaço público, nos bairros Marquês de Abrantes, Alfinetes e Quinta das Salgadas.

Em estreita proximidade com a comunidade e com as principais instituições presentes no território, a Rés do Chão Marvila sistematizou, ainda, os principais anseios e expectativas da população relativamente aos espaços desocupados, tendo ainda procedido a um levantamento sobre a percepção dos moradores, comerciantes e líderes associativos sobre aspectos relacionados com a qualidade de vida da população.

Espaços verdes, equipamentos desportivos e espaços destinados às crianças são algumas das reivindicações da população dos bairros dos Alfinetes, Marquês de Abrantes e Salgadas, segundo estudo da referida entidade.

Iluminação pública, higiene urbana, transportes e acessibilidades, segurança, qualidade dos bens, comércio e serviços e equipamentos culturais, desportivos e recreativos foram outras das matérias alvo de avaliação por parte da comunidade local.

Articulação com o Poder Local e comunidade

Responsável pela criação do protótipo da loja “Pop Up Os Dias de Marvila”, a Rés do Chão Marvila tem vindo ainda a demonstrar, no terreno, como podem os espaços municipais acolher actividades geradoras de impacto social e económico no território.

Numa lógica de ligação entre a Câmara Municipal de Lisboa e a população local, a associação encontra-se, neste momento, a mediar todo o processo de atribuição, gestão e instalação das lojas municipais, coordenando, igualmente, todo o processo de qualificação das referidas lojas.

O Rés do Chão é um projecto de regeneração urbana que pretende melhorar a vida nos bairros através de uma metodologia testada que assenta em três eixos de acção: promoção da reocupação de pisos térreos, promoção da rede de agentes locais e dinamização do espaço público.

Saiba mais sobre esta associação numa entrevista que iremos publicar brevemente.